Arte e Química: Uma mistura de conhecimentos. 150 anos da Tabela Periódica.


O projeto ARTE E QUÍMICA: UMA MISTURA DE CONHECIMENTOS foi desenvolvido pelos 150 alunos do 9º ano (turnos matutino e vespertino) da EEEF Domingos Perim, em Venda Nova do Imigrante - ES. Neste projeto, que mesclou os conhecimentos teóricos e científicos da tabela periódica com a produção manual e artística, os estudantes lançaram mão da criatividade na construção coletiva de Tabela Periódica, em comemoração aos 150 anos de sua criação, o que foi um momento crucial da ciência.
A proposta de construção coletiva da tabela periódica tem como objetivo instigar os estudantes e o público geral a conhecerem sobre seus elementos, aguçando a busca pelo conhecimento científico. Desse modo, ela foi montada com a intenção de despertar a curiosidade dos estudantes e envolver quem a vê a partir do apelo visual das cores e das dimensões (4,80 m x 2,10 m).                  
Desenvolvida como proposta interdisciplinar; em ciências os alunos tiveram contato com a história, conhecimentos de química e teoria dos elementos e em arte o contato com conceitos da linguagem visual e a construção artesanal da Tabela que, simultaneamente, serviu de suporte artístico.
A arte é uma linguagem feita com diversas materialidades, espaço, lugares e suportes. Nesse sentido, a Tabela foi construída de forma artesanal usando materiais diversos, como papelão, cartolina, EVA, fita isolante, crepe, dupla face, colagens, pinturas, fotografias, coleção de elementos e objetos, mantendo a estrutura atualizada da tabela, a forma e a organização dos elementos em colunas e linhas de acordo com as propriedades químicas e físicas. A produção da estrutura, montagem e acabamento da tabela periódica, teve um direcionamento estético, funcional e a valorização do processo criativo realizado pelos estudantes. Sob esse aspecto, desenvolveu-se um trabalho que observa uma das características mais marcantes da Arte a partir da segunda metade do século XX: a interatividade com a obra.
A Arte são ambientes, objetos e ideias preparados para o público, que além de verem a obra realizada pela artista, também participam dela, caminhando no espaço, apreciando, tocando, tendo uma experiência estética e dependendo da proposta do artista, completar a obra com sua interação. Em algumas propostas artísticas conceituais, a obra só existe com a participação do público. Estas ideias direcionaram o projeto, trabalhando conceitos específicos de arte como interatividade e tridimensionalidade. Por fim, a tabela periódica se tornou uma Arte instalação, termo novo no mundo da arte, uma das modalidades contemporâneas da produção artística tridimensional, ambiente construído com vários elementos, no caso a organização intencional dos cubos de papelão.
Através da construção da Tabela Periódica, os estudantes podem interagir e manipular diversos materiais. Objetos, fotografias, desenhos, códigos qr code com acesso a vídeos, curiosidades e informações sobre os elementos foram colocados no interior dos cubos de modo que o espectador possa utilizar todos os sentidos. Assim, como as pessoas diante de uma obra de arte contemporânea, as pessoas diante da tabela periódica não podem ser passivas, precisam interagir e “ativar”, participando da sua criação, tendo contato com o mundo da ciência explorando todos os elementos presentes na Tabela Periódica.
Texto: Romelho Contreiro (Arte)

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