Projeto de Arte: Animando uma ideia! Animação em Stop Motion.

Figura 1 - Logo do projeto. Imagem surgiu a partir de um brinquedo (taumatropio).

Você gosta de desenhos animados? Qual é o seu preferido? Quem inventou a primeira técnica de animação? Será que foi apenas uma pessoa ou muitas que se dedicaram a criar esse sonho? Quais os primeiros aparelhos criados para dar a ilusão de movimento das imagens? E para projetar, que engenhocas foram inventadas? Quais técnicas de animação vocês conhecem hoje? Vamos estudar o mundo da animação e conhecer esta arte?  O projeto “Animando uma ideia!” terá a duração de 9 meses e será encerrado em dezembro/2018. A proposta está sendo realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Atílio Pizzol” - São João de Viçosa - VNI - ES, ministrada pelo professor de arte Romelho Contreiro. Durante este período os estudantes fazem vários exercícios de animação, estudos da história do cinema e constroem aparelhos e brinquedos ópticos para criar suas primeiras animações. Sessões de exibição de filmes brasileiros (Minhocas e Menino e o Mundo) e os seus making of de animação stop motion, como objetos de estudo de uma grande produção de cinema/desenho animado. Os alunos produzem vários experimentos ópticos e técnicas de animação (stop motion), que ajudam a explicitar a teoria da persistência da retina. Todo este trabalho resulta no curta metragem ”Leonardo e o sonho encantado”.  
O projeto de arte: “Animando uma ideia!” tem como função levar o estudante à apropriação do conhecimento estético e científico, dando sentido à arte, que valoriza o processo criador e a criatividade, reconhecer a linguagem da animação como forma de arte e produzir animação que possibilite novas maneiras de ver e sentir o mundo. O projeto não pretende fazer a turma produzir obras de qualidade profissional, mas proporcionar a vivência. Com muita criatividade e pouco recurso a proposta é construída coletivamente, como todo o processo de criação de um filme: personagens, montagem de estúdio de filmagem, gravação de áudio, enredo, sonoplastia, música, figurino, roteiro, cenários, story board, enquadramento de câmera, dublagem, angulação e iluminação. Em todas as etapas do projeto foram discutidas questões sobre a estética do trabalho e a mensagem que cada detalhe transmite para o espectador. A história desenvolvida para a animação envolve muitas áreas de conhecimento: ecologia, espaço urbano, lixo, relacionamento humano, família, culturas, etnias e outros temas significativos para os estudantes. A produção da animação é possível a partir de pesquisas e misturas de técnicas artesanais, utilizando linguagens artísticas, tais como: desenho, pintura, colagem, modelagem, assemblagem (colagem de objetos), fotografia, vídeo, uso da técnica de Stop Motion, o ato de registrar uma série de imagens e editar (Movie Maker) em certa velocidade e cria sensação de movimento. A intenção maior, no entanto, é encantar os alunos, diverti-los, seduzi-los e instigá-los a percorrer o caminho das artes e entrar nesse universo mágico e infinito da animação. Quer saber como se dá a ilusão do movimento ou conhecer técnicas que possibilitaram a criação da animação “Leonardo e o sonho encantado”?

O que é Stop Motion? Como se faz?  Mágica, arte e ciência.
Um dos recursos usados pelos artistas para estimular nossa fantasia é o movimento o que faz os desenhos parecerem ter alma própria.  O nome da técnica de animação vem das palavras inglesas stop que significa “parar” e motion “movimento”, quer dizer “movimento ilusório, criado por uma série de imagens fixas”.  A partir de um ponto de vista fixo, o animador faz uma sequência de fotografias de um objeto; a cada nova foto ele é deslocado levemente ou algum pequeno detalhe dele é alterado. O objeto aparenta mover-se continuamente quando as imagens são apresentadas numa velocidade acima de 12 fotos por segundo. O olho humano é capaz de unir uma sequência de desenhos, se estes forem apresentados rapidamente, com uma boa luz e a intervalos regulares, formando assim uma única imagem.
Geralmente no cinema é usado velocidade padrão de 24 imagens por segundo ou mais. A quantidade de imagens e a velocidade com que elas são editadas influenciam o produto final, produzindo movimentos bruscos ou suaves. Você já parou para pensar o trabalho necessário para se realizar um filme? Essa linguagem artística está ao alcance de todos, os processos são relativamente simples, basta ter uma câmera, um computador; já sua execução não, é preciso bastante paciência e trabalhar bastante para criar filmes em stop motion.

A invenção do desenho animado - “Aquilo que se transforma em algo maravilhoso”.
A arte da animação é realmente fantástica. A animação nasceu no século XIX, foi uma construção que teve a colaboração de artistas, inventores, cientistas e várias pessoas que tinham grande paixão por invenções, pela ciência e pela arte. O cinema surgiu graças à invenção da fotografia, brinquedos ópticos e aparelhos que projetavam imagens de forma rápida e sucessiva. Desenhos existem desde a pré-história, e neles já possuíam a tentativa de reproduzir o movimento. Isto se repete ao longo de toda a história da arte, na arte antiga (egípcia e grega), acadêmica, moderna e contemporânea.  A lei da persistência da visão inspirou muita gente e gerou novas invenções. Câmera escura, lanterna mágica, taumatroscópio*, fenaquistoscópio, zootrópio, cineógrafo (flip book), fotografia, movimentos artísticos (Futurismo), são aparelhos e descobertas importantes que possibilitou o desenvolvimento do cinema como conhecemos hoje. Que nomes esquisitos, não? O sucesso destes brinquedos aconteceu porque eles foram os primeiros a criar a ilusão de movimento. Foram esses brinquedos que deram início ao cinema. Isso porque o filme nada mais é que fotos de imagens em sequências exibidas numa velocidade que dá a ilusão de movimento.

O que é animação? Imagens em movimento.
Animação é a arte de criar movimentos através de uma ilusão ótica, ou seja, dar vida a objetos inanimados. A origem da palavra animação vem do grego “anemon” significa movimento e a palavra “animare”, vem do latim, quer dizer “dar alma”, ou, dar vida à coisas inanimadas. Existem diferentes categorias de animação: stop motion, animação realizada com massinha, pixelation, animação com atores vivos ou objetos, 2D (bidimensional), realizado somente com desenho, apresentando imagens planas com movimentos verticais e horizontais, 3D (tridimensional) técnica que traz profundidade e a técnica mista, que produz uma animação utilizando diversas técnicas.
A arte da animação surge da vontade de ver desenhos se movimentando, falando e transmitindo emoção e que parecem ter vida como se fossem de verdade. Os materiais utilizados são variados; massinha, sucatas, sementes, figuras de recorte de papel, que contam histórias encantadoras. Mas afinal, como conseguimos a ilusão de movimento? A animação refere-se ao processo na qual cada frame de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado por fotografias ou imagens desenhadas (escaneadas), ou fazer pequenas mudanças a um modelo feito de plastilina. Frame é uma palavra inglesa que significa “moldura” ou “quadro”. Designa as imagens que compõem um filme. Quando os frames são ligados, pela montagem ou pela edição, e o resultado é visto a uma velocidade de no mínimo nove frames por segundo, há a ilusão de movimento contínuo.
Uma das teorias que explicam o fenômeno de ilusão de movimento denomina-se Persistência Retiniana. Esta ideia defende que a ilusão óptica do movimento provocado quando um objeto visto pelo olho humano persiste na retina por uma fracção de segundo após sua percepção. Ao captar uma imagem, o olho humano leva uma fração de tempo para “esquecê-la”. Por isso, as sequências de imagens que se apresentam mais aceleradas que esse padrão são vistas como uma imagem única. Outra teoria é o Fenômeno “Phi”, diz que o movimento na percepção, em que o cérebro produz uma ponte entre uma imagem e outra. O nosso cérebro automaticamente interpreta as mudanças de forma ou posição, nos dá a sensação de movimento mesmo que as imagens estejam paradas. A diferença entre as duas teorias, é que uma defende o mecanismo físico e a outra o psicológico.

Portanto, o projeto estimula a fantasia e proporciona a chance de estudar e experimentar a arte como um objeto de conhecimento. Gostou do conteúdo deste projeto? Quer saber como se dá a ilusão de movimento ou conhecer técnicas de animação? Então, não deixe de ler, o material exclusivo do PROJETO DE ARTE: ANIMANDO UMA IDEIA! A Arte da Animação - Stop Motion, para acessar, fotografe a imagem com o aplicativo QR Code do seu celular ou visite www.rodadebicicleta1913.blogspot.com.br ou assista aos vídeos no Canal Youtube - Romelho Contreiro. 

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