Projeto de Arte: Animando uma ideia! Animação em Stop Motion.
Figura 1 - Logo do projeto. Imagem surgiu a partir de um brinquedo
(taumatropio).
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O
que é Stop Motion? Como se faz? Mágica, arte e ciência.
Um dos recursos usados pelos artistas para estimular
nossa fantasia é o movimento o que faz os desenhos parecerem ter alma
própria. O nome da técnica de animação vem das palavras
inglesas stop que significa “parar” e motion “movimento”, quer dizer “movimento
ilusório, criado por uma série de imagens fixas”. A partir de um ponto de vista fixo, o animador
faz uma sequência de fotografias de um objeto; a cada nova foto ele é deslocado
levemente ou algum pequeno detalhe dele é alterado. O objeto aparenta mover-se
continuamente quando as imagens são apresentadas numa velocidade acima de 12
fotos por segundo. O olho humano é capaz de unir uma sequência de desenhos, se
estes forem apresentados rapidamente, com uma boa luz e a intervalos regulares,
formando assim uma única imagem.
Geralmente no cinema é usado velocidade
padrão de 24 imagens por segundo ou mais. A quantidade de imagens e a
velocidade com que elas são editadas influenciam o produto final, produzindo
movimentos bruscos ou suaves. Você já parou para pensar o trabalho necessário
para se realizar um filme? Essa
linguagem artística está ao alcance de todos, os processos são relativamente
simples, basta ter uma câmera, um computador; já sua execução não, é preciso
bastante paciência e trabalhar bastante para criar filmes em stop motion.
A
invenção do desenho animado - “Aquilo que se transforma em algo maravilhoso”.
A
arte da animação é realmente fantástica. A animação nasceu no século XIX, foi
uma construção que teve a colaboração de artistas, inventores, cientistas e
várias pessoas que tinham grande paixão por invenções, pela ciência e pela
arte. O cinema surgiu graças à invenção da fotografia, brinquedos ópticos e
aparelhos que projetavam imagens de forma rápida e sucessiva. Desenhos existem desde a pré-história, e
neles
já possuíam a tentativa de
reproduzir o movimento. Isto se repete ao longo de toda a história da
arte, na arte antiga (egípcia e grega), acadêmica, moderna e contemporânea. A lei da persistência da visão inspirou muita
gente e gerou novas invenções. Câmera escura, lanterna mágica, taumatroscópio*,
fenaquistoscópio, zootrópio, cineógrafo (flip book), fotografia, movimentos
artísticos (Futurismo), são aparelhos e descobertas importantes que
possibilitou o desenvolvimento do cinema como conhecemos hoje. Que nomes
esquisitos, não? O sucesso destes brinquedos aconteceu porque eles foram os
primeiros a criar a ilusão de movimento. Foram esses brinquedos que deram início
ao cinema. Isso porque o filme nada mais é que fotos de imagens em sequências
exibidas numa velocidade que dá a ilusão de movimento.
O
que é animação? Imagens em movimento.
Animação é a arte de criar movimentos
através de uma ilusão ótica, ou seja, dar vida a objetos inanimados. A origem
da palavra animação vem do grego “anemon” significa movimento e a palavra
“animare”, vem do latim, quer dizer “dar alma”, ou, dar vida à coisas
inanimadas. Existem diferentes categorias de animação: stop motion, animação
realizada com massinha, pixelation, animação com atores vivos ou objetos, 2D (bidimensional),
realizado somente com desenho, apresentando imagens planas com movimentos verticais
e horizontais, 3D (tridimensional) técnica que traz profundidade e a técnica mista,
que produz uma animação utilizando diversas técnicas.
A arte da animação surge da vontade de ver desenhos se
movimentando, falando e transmitindo emoção e que parecem ter vida como se
fossem de verdade. Os materiais utilizados são variados; massinha, sucatas,
sementes, figuras de recorte de papel, que contam histórias encantadoras. Mas
afinal, como conseguimos a ilusão de movimento? A animação refere-se ao
processo na qual cada frame de um filme é produzido individualmente, podendo
ser gerado por fotografias ou imagens desenhadas (escaneadas), ou fazer
pequenas mudanças a um modelo feito de plastilina. Frame é uma palavra inglesa
que significa “moldura” ou “quadro”. Designa as imagens que compõem um filme.
Quando os frames são ligados, pela montagem ou pela edição, e o resultado é
visto a uma velocidade de no mínimo nove frames por segundo, há a ilusão de
movimento contínuo.
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