Cerâmica: Uma Experiência com a Arte do Fogo.




A proposta foi realizada pelos estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Atílio Pizzol” - São João de Viçosa - VNI - ES, ministrada pelo professor de arte Romelho Contreiro. O projeto de arte CERÂMICA - UMA EXPERIÊNCIA COM A ARTE DO FOGO mostra toda a riqueza do conhecimento, a diversidade e a beleza que o ensino da arte pode proporcionar. Na realização do projeto os estudantes conheceram a arte da cerâmica, sua história e apreciaram as produções da antiguidade de várias civilizações, tradições e culturas, até as peças realizadas na arte contemporânea.

O projeto de arte CERÂMICA - UMA EXPERIÊNCIA COM A ARTE DO FOGO, propôs aos estudantes experimentarem uma linguagem até então desconhecida e favorecer um novo processo de criação artística que trabalha com os quatro elementos: terra, água, ar e fogo. A cerâmica nos mostra "coisas" que vão além de suas técnicas, como a reverência com a natureza, o contato com o barro, o reconhecimento da importância da água, o tempo de espera para secagem das peças para serem queimadas, o envolvimento coletivo na coleta de galhos secos e madeiras para montagem da fogueira, a construção do forno, o cuidado com poder do fogo e contemplação da queima e por fim a apreciação das cerâmicas.

Este projeto teve como objetivo contribuir e proporcionar ao estudante:
  •         Desenvolver o pensamento artístico utilizando a técnica da cerâmica,  todas as etapas do processo de aprendizagem estiveram a serviço da criação, da criatividade e da expressão poética;
  •         Conhecer o percurso da cerâmica e entender como esta arte conta a história da humanidade;
  •          Explorar o barro e conhecer as suas principais propriedades, explorando a modelação livre e temática, ocar as peças para queima, experimentar técnicas (aperto, rolo, placas e torno), decoração e outros meios expressivos da linguagem tridimensional;
  •          Coletar e realizar teste com argilas da região, reconhecendo suas características e sua natureza, identificando qual matéria prima é adequada para modelagem e queima;
  •          Criar diário de bordo para registro das pesquisas realizadas, ideias, croquis, experimentos e processo de criação de peças artísticas;
  •          Apreciar obras de artesãos tradicionais, conhecendo suas ideias, poética e expressão;
  •          Confeccionar ferramentas para marcar, escovar, cortar, imprimir texturas e desenhos na ornamentação das peças;
  •          Desenvolver trabalho final para apresentação, para avaliar o nível de expressão, conhecimento e o processo de ideia na criação de peça cerâmica;
  •          Proporcionar o brincar e o contato com a natureza;
  •          Conhecer novos conceitos presentes no mundo da arte: instalação e intervenção;
  •          Resgatar elementos tradicionais e culturais realizada pelos primeiros imigrantes que aqui chegaram e utilizavam a técnica construtiva de casa, conhecida como parede de Pau a Pique;
  •          Apreciar obras de arte de cerâmica realizadas por artistas contemporâneos e conhecer o seu processo de criação e a intenção das suas obras;
  •          Experimentar as diferentes técnicas de modelagem, processos de criação e a procedimentos de artistas e artesãos;
  •          Compreender o processo de transformação da argila em cerâmica e conhecer sobre queimas artesanais e tipos de fornos. Construção de fornos artesanais e fogueiras para queima das peças. Queima de vasos de barro na tradicional fogueira de São João de Viçosa, símbolo e patrimônio cultural imaterial da comunidade;
  •          Visitar museus, galerias de arte, espaços culturais e históricos, Associação de Ceramistas do Espirito Santo e o galpão da Paneleiras de Goiabeiras - Vitória - ES para conhecerem o símbolo cultural e o patrimônio imaterial do Espírito Santo: a Panela de Barro.

Trabalhar com cerâmica no espaço escolar é um desafio até então improvável, pois demandam procedimentos, equipamentos, matéria prima específica, administração do tempo, espaço de produção, ferramentas adequadas e a construção do forno para queima das peças realizadas pelos estudantes. Todo processo de realização do projeto envolveu os estudantes e o encanto maior foi à construção e a queima das peças, momento de transformação da argila em cerâmica.

O QUE É CERÂMICA? A ARTE QUE TRABALHA COM OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA.
Refere-se à manufatura de objetos em barro, posteriormente cozidos. Uma arte milenar e ancestral, a criação em argila encanta pela simplicidade; sua técnica é uma forma de desacelerar, em parte por ser uma atividade manual e criativa, mas também por exigir dedicação e tempo para alcançar o resultado desejado.

Cerâmica é uma combinação perfeita do que os antigos gregos consideravam como os quatro elementos que constituíram o mundo. Ela é composta por terra (barro), moldada com água, secada ao ar (sopro) e consolidada mediante o fogo. "São os elementos que a Antiguidade clássica acreditava compor as realidades física e espiritual. Desta maneira, o ato de fazer a cerâmica, esta arte ancestral evoca no homem, de maneira simbólica, o mito essencial da criação do mundo e da espécie humana. ” (Jacob Klintowitz)

A cerâmica é a primeira das artes, o material artificial mais antigo produzido pelo homem, pesquisas apontam que eram produzidas há cerca de 10 a 15 mil anos. É a ciência e a tecnologia de fabricação de compostos sólidos, resistentes e impermeável. Que são formados pela aplicação de calor, constituídas em grande parte por materiais inorgânicos não metálicos, sendo a argila a matéria prima ideal. O fascínio que a cerâmica exerce sobre o homem começa com o seu material. Ela é feita de barro, nossa casa, o planeta também. É a nossa base, onde colocamos nossos pés, nos ligamos com a realidade e nos sentimos confortáveis. A Terra é o nosso mais tradicional abrigo, que nos dá origem. A palavra vem do grego "kéramos" e significa “terra queimada”, ou "argila queimada", matéria prima que são extraídas da natureza e submetidas a um tratamento físico.

A arte da cerâmica manifesta-se desde a mais remota antiguidade, e na atualidade ganha linguagem estética na arte contemporânea e grande reconhecimento no mundo artístico. As cerâmicas são materiais de grande resistência e encontrados em escavações arqueológicas, que reconstruí a história de vários povos e possibilita conhecermos muitos aspectos da vida e manifestações culturais de antigas civilizações. 

A ARTE DO BARRO. UMA HISTÓRIA FEITA À MÃO.
"Cerâmica é a linguagem que nasce da terra, pede tempo e espera e se oferece para moldar-se às mãos que dialogam com sua materialidade. O preparo da argila, a modelagem e a queima são momentos desse diálogo." Tarcísio Tatit Sapienza

Cerâmica é um fazer artístico e técnico e requer um conjunto de conhecimentos para se alcançar um resultado satisfatório. O barro coletado na natureza será preparado, modelado, queimado ou exposto ao alto calor de um forno ou fogueira, possibilitando o endurecimento de sua forma, e assim aumentando sua resistência. Esse processo milenar, multicultural, está presente em diversos povos de diferentes épocas e cada um com seus saberes a respeito da argila, das ferramentas, do manuseio da matéria prima, as técnicas utilizadas, a queima, entre outros fatores são importantes para que garantam a qualidade das peças.
Muitos dos objetos que se modelava tinha uma finalidade prática, uma utilidade: serviam para guardar sementes e grãos, transportar água, cozinhar os alimentos no fogo. Os ceramistas modelaram figuras que representavam seus deuses, seus semelhantes ou cenas da vida cotidiana.

O desejo do ceramista amadurece durante o tempo de preparação do material que vai se manifestar através da modelagem, recriando as formas que forem necessárias e atribuindo-lhes significado. O trabalho de modelagem é feito com a argila úmida. Existem várias técnicas para se trabalhar as peças, podendo ser à mão livre ou usando um torno cerâmico através de sua rotação. A argila recebe a força e o movimento adequado dirigido pelas mãos do ceramista que pressionam o material maleável e assim a peça vai ganhando forma enquanto gira o torno.

O ceramista deve pensar na forma que suporte o cozimento no forno. A modelagem da cerâmica deve ter alguns procedimentos importantes; que na falta de alguns deles, corre-se o risco da peça se quebrar ao cozer. Para que ela possa queimar de forma homogênea, não pode ser maciça e sim oca. Além da superfície da argila não poder conter bolhas de ar, deverá estar totalmente seca ao ser queimada no forno.

A MAGIA DA QUEIMA: TRANSFORMAÇÃO DO BARRO EM CERÂMICA.
Como nasceu a arte da cerâmica? Os primeiros seres humanos que povoaram nosso planeta há milhares de anos, se deram conta de que seus pés deixavam marcas no barro, e que estas ao secar, conservavam sua forma. Devem ter imaginado que a argila úmida é macia e maleável, sendo um material apropriado para produzir objetos, pelo fato endurecer ao secar. Por observação perceberam que as argilas próximas a fogueira ficavam mais dura e resistente e que as peças secas não ficavam quebradiças e frágeis, não desgastavam com facilidade e podia servir para cozinhar e comportar líquidos sem se desfazer, e assim descobriram o fator determinante para o surgimento da cerâmica: o fogo.

As peças precisam secar para serem queimadas e sofrerem uma transformação radical. Para elas se transformarem em cerâmicas, precisarão ser queimadas, para secagem complementar (70ºC), evaporação da água (100 °C), eliminação da água química (350°C) e uma temperatura elevada de no mínimo de 573 °C para acontece a inversão da sílica (mudança na estrutura cristalina acompanhada por um aumento de volume), a queima segue podendo chegar até 1350°C e dessa forma, modifica-se de forma irreversivelmente, tornando mais densa e dura, alterando sua cor e textura.

A proposta foi fazer com que os estudantes vivenciassem os procedimentos de criação, não limitando os estudos apenas à modelagem, mas queimando e assim ampliar o conhecimento sobre a cultura da arte cerâmica. Considerando que a queima das peças no forno é um momento preocupante no processo, sendo preciso alerta sobre do perigo e os cuidados necessários para manusear o fogo, sempre indispensável a supervisão de um adulto.

As queimas das peças podem despertar sensações gratificantes ou até mesmo frustrantes, dependendo do resultado, satisfatório ou não. Como a construção do forno é artesanal, o resultado é incerto.  Portanto, o acaso deve ser visto como parte do processo, exigindo do estudante lidar com esta situação. Independente do resultado será considerado o aprendizado, além do aperfeiçoamento da técnica, a capacidade de saber lidar com os próprios erros.

CRIAR FERRAMENTAS ARTESANAIS É UMA VERDADEIRA ARTE. 
A ferramenta é a extensão do corpo e das mãos e deve ser realizada e adaptada de acordo com o resultado que se pretende alcançar. Construir ferramentas é fundamental no trabalho artístico e possibilita a pessoa adaptá-la de acordo com as suas necessidades.                 
                                    
Para ajudar e facilitar a modelagem foram confeccionadas diversas ferramentas, estecas, desbastadores e peças realizadas com diversos materiais de fácil acesso, como bambu, madeiras, canetas, arame, náilon, fita isolante, tampas, clipes, pregos, cartão magnético, facas quebradas e talheres. Para realizar as atividades de modelagem também foram utilizadas espátulas, pano, esponja, baldes e suporte de eucatex.

PARA SABER MAIS!
A cerâmica proporciona; o tempo de espera; o silêncio; o encantamento das formas que nascem do rodopiar do torno ou do apertar das mãos, do toque do pincel, a magia da queima e pôr fim a sensação de tocar a peça, apreciando com um sorriso, a textura, a beleza, a resistência e o som característico da cerâmica.

O projeto estimulou o despertar da imaginação, instigou a curiosidade, incentivou a buscar e a pesquisar a partir de antigos e novos conhecimentos em arte. Assim, concluímos todo este processo mágico de experimentações e descobertas com o pensamento da ceramista Inês Antonini que revela o caráter misterioso deste fazer artístico: “Meu trabalho é baseado no silêncio e no segredo contidos no ato de dar forma ao barro, esta matéria primeira da vida do homem. A obra cerâmica retrata uma busca para tentar desvendar os mistérios que envolvem a própria vida”.

Gostou do conteúdo deste projeto? Para saber mais sobre o Projeto de arte CERÂMICA - UMA EXPERIÊNCIA COM A ARTE DO FOGO, basta fotografar a imagem com o aplicativo QR code do seu celular ou acessar diretamente o blog rodadebicicleta1913.blogspot.com ou falar com o professor Romelho Contreiro pelo email: romelhoarteeducador@gmail.com.             

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