Cerâmica: Uma Experiência com a Arte do Fogo.
A proposta foi realizada pelos estudantes do 5º ano da
Escola Municipal de Ensino Fundamental “Atílio Pizzol” - São João de Viçosa -
VNI - ES, ministrada pelo professor de arte Romelho Contreiro. O projeto de
arte CERÂMICA - UMA EXPERIÊNCIA COM A ARTE DO FOGO mostra toda a riqueza do
conhecimento, a diversidade e a beleza que o ensino da arte pode proporcionar.
Na realização do projeto os estudantes conheceram a arte da cerâmica, sua
história e apreciaram as produções da antiguidade de várias civilizações,
tradições e culturas, até as peças realizadas na arte contemporânea.
O projeto de arte CERÂMICA - UMA EXPERIÊNCIA COM A ARTE DO
FOGO, propôs aos estudantes experimentarem uma linguagem até então desconhecida
e favorecer um novo processo de criação artística que trabalha com os quatro
elementos: terra, água, ar e fogo. A cerâmica nos mostra "coisas" que
vão além de suas técnicas, como a reverência com a natureza, o contato com o
barro, o reconhecimento da importância da água, o tempo de espera para secagem
das peças para serem queimadas, o envolvimento coletivo na coleta de galhos
secos e madeiras para montagem da fogueira, a construção do forno, o cuidado
com poder do fogo e contemplação da queima e por fim a apreciação das
cerâmicas.
Este projeto teve como objetivo contribuir e proporcionar ao
estudante:
- Desenvolver o pensamento artístico utilizando a técnica da cerâmica, todas as etapas do processo de aprendizagem estiveram a serviço da criação, da criatividade e da expressão poética;
- Conhecer o percurso da cerâmica e entender como esta arte conta a história da humanidade;
- Explorar o barro e conhecer as suas principais propriedades, explorando a modelação livre e temática, ocar as peças para queima, experimentar técnicas (aperto, rolo, placas e torno), decoração e outros meios expressivos da linguagem tridimensional;
- Coletar e realizar teste com argilas da região, reconhecendo suas características e sua natureza, identificando qual matéria prima é adequada para modelagem e queima;
- Criar diário de bordo para registro das pesquisas realizadas, ideias, croquis, experimentos e processo de criação de peças artísticas;
- Apreciar obras de artesãos tradicionais, conhecendo suas ideias, poética e expressão;
- Confeccionar ferramentas para marcar, escovar, cortar, imprimir texturas e desenhos na ornamentação das peças;
- Desenvolver trabalho final para apresentação, para avaliar o nível de expressão, conhecimento e o processo de ideia na criação de peça cerâmica;
- Proporcionar o brincar e o contato com a natureza;
- Conhecer novos conceitos presentes no mundo da arte: instalação e intervenção;
- Resgatar elementos tradicionais e culturais realizada pelos primeiros imigrantes que aqui chegaram e utilizavam a técnica construtiva de casa, conhecida como parede de Pau a Pique;
- Apreciar obras de arte de cerâmica realizadas por artistas contemporâneos e conhecer o seu processo de criação e a intenção das suas obras;
- Experimentar as diferentes técnicas de modelagem, processos de criação e a procedimentos de artistas e artesãos;
- Compreender o processo de transformação da argila em cerâmica e conhecer sobre queimas artesanais e tipos de fornos. Construção de fornos artesanais e fogueiras para queima das peças. Queima de vasos de barro na tradicional fogueira de São João de Viçosa, símbolo e patrimônio cultural imaterial da comunidade;
- Visitar museus, galerias de arte, espaços culturais e históricos, Associação de Ceramistas do Espirito Santo e o galpão da Paneleiras de Goiabeiras - Vitória - ES para conhecerem o símbolo cultural e o patrimônio imaterial do Espírito Santo: a Panela de Barro.
Trabalhar com cerâmica no espaço escolar é um desafio até
então improvável, pois demandam procedimentos, equipamentos, matéria prima
específica, administração do tempo, espaço de produção, ferramentas adequadas e
a construção do forno para queima das peças realizadas pelos estudantes. Todo
processo de realização do projeto envolveu os estudantes e o encanto maior foi
à construção e a queima das peças, momento de transformação da argila em
cerâmica.
O QUE É CERÂMICA? A ARTE QUE TRABALHA COM OS QUATRO
ELEMENTOS DA NATUREZA.
Refere-se à manufatura de objetos em barro, posteriormente
cozidos. Uma arte milenar e ancestral, a criação em argila encanta pela
simplicidade; sua técnica é uma forma de desacelerar, em parte por ser uma atividade
manual e criativa, mas também por exigir dedicação e tempo para alcançar o
resultado desejado.
Cerâmica é uma combinação perfeita do que os antigos gregos
consideravam como os quatro elementos que constituíram o mundo. Ela é composta
por terra (barro), moldada com água, secada ao ar (sopro) e consolidada
mediante o fogo. "São os elementos que a Antiguidade clássica acreditava
compor as realidades física e espiritual. Desta maneira, o ato de fazer a
cerâmica, esta arte ancestral evoca no homem, de maneira simbólica, o mito
essencial da criação do mundo e da espécie humana. ” (Jacob Klintowitz)
A cerâmica é a primeira das artes, o material artificial
mais antigo produzido pelo homem, pesquisas apontam que eram produzidas há
cerca de 10 a 15 mil anos. É a ciência e a tecnologia de fabricação de
compostos sólidos, resistentes e impermeável. Que são formados pela aplicação
de calor, constituídas em grande parte por materiais inorgânicos não metálicos,
sendo a argila a matéria prima ideal. O fascínio que a cerâmica exerce sobre o
homem começa com o seu material. Ela é feita de barro, nossa casa, o planeta
também. É a nossa base, onde colocamos nossos pés, nos ligamos com a realidade
e nos sentimos confortáveis. A Terra é o nosso mais tradicional abrigo, que nos
dá origem. A palavra vem do grego "kéramos" e significa “terra
queimada”, ou "argila queimada", matéria prima que são extraídas da
natureza e submetidas a um tratamento físico.
A arte da cerâmica manifesta-se desde a mais remota
antiguidade, e na atualidade ganha linguagem estética na arte contemporânea e
grande reconhecimento no mundo artístico. As cerâmicas são materiais de grande
resistência e encontrados em escavações arqueológicas, que reconstruí a
história de vários povos e possibilita conhecermos muitos aspectos da vida e
manifestações culturais de antigas civilizações.
A ARTE DO BARRO. UMA HISTÓRIA FEITA À MÃO.
"Cerâmica é a linguagem que nasce da terra, pede tempo
e espera e se oferece para moldar-se às mãos que dialogam com sua
materialidade. O preparo da argila, a modelagem e a queima são momentos desse
diálogo." Tarcísio Tatit Sapienza
Cerâmica é um fazer artístico e técnico e requer um conjunto
de conhecimentos para se alcançar um resultado satisfatório. O barro coletado
na natureza será preparado, modelado, queimado ou exposto ao alto calor de um
forno ou fogueira, possibilitando o endurecimento de sua forma, e assim
aumentando sua resistência. Esse processo milenar, multicultural, está presente
em diversos povos de diferentes épocas e cada um com seus saberes a respeito da
argila, das ferramentas, do manuseio da matéria prima, as técnicas utilizadas,
a queima, entre outros fatores são importantes para que garantam a qualidade
das peças.
Muitos dos objetos que se modelava tinha uma finalidade
prática, uma utilidade: serviam para guardar sementes e grãos, transportar
água, cozinhar os alimentos no fogo. Os ceramistas modelaram figuras que
representavam seus deuses, seus semelhantes ou cenas da vida cotidiana.
O desejo do ceramista amadurece durante o tempo de
preparação do material que vai se manifestar através da modelagem, recriando as
formas que forem necessárias e atribuindo-lhes significado. O trabalho de
modelagem é feito com a argila úmida. Existem várias técnicas para se trabalhar
as peças, podendo ser à mão livre ou usando um torno cerâmico através de sua
rotação. A argila recebe a força e o movimento adequado dirigido pelas mãos do
ceramista que pressionam o material maleável e assim a peça vai ganhando forma
enquanto gira o torno.
O ceramista deve pensar na forma que suporte o cozimento no
forno. A modelagem da cerâmica deve ter alguns procedimentos importantes; que
na falta de alguns deles, corre-se o risco da peça se quebrar ao cozer. Para
que ela possa queimar de forma homogênea, não pode ser maciça e sim oca. Além
da superfície da argila não poder conter bolhas de ar, deverá estar totalmente
seca ao ser queimada no forno.
A MAGIA DA QUEIMA: TRANSFORMAÇÃO DO BARRO EM CERÂMICA.
Como nasceu a arte da cerâmica? Os primeiros seres humanos
que povoaram nosso planeta há milhares de anos, se deram conta de que seus pés
deixavam marcas no barro, e que estas ao secar, conservavam sua forma. Devem
ter imaginado que a argila úmida é macia e maleável, sendo um material
apropriado para produzir objetos, pelo fato endurecer ao secar. Por observação
perceberam que as argilas próximas a fogueira ficavam mais dura e resistente e
que as peças secas não ficavam quebradiças e frágeis, não desgastavam com
facilidade e podia servir para cozinhar e comportar líquidos sem se desfazer, e
assim descobriram o fator determinante para o surgimento da cerâmica: o fogo.
As peças precisam secar para serem queimadas e sofrerem uma
transformação radical. Para elas se transformarem em cerâmicas, precisarão ser
queimadas, para secagem complementar (70ºC), evaporação da água (100 °C),
eliminação da água química (350°C) e uma temperatura elevada de no mínimo de
573 °C para acontece a inversão da sílica (mudança na estrutura cristalina acompanhada
por um aumento de volume), a queima segue podendo chegar até 1350°C e dessa
forma, modifica-se de forma irreversivelmente, tornando mais densa e dura,
alterando sua cor e textura.
A proposta foi fazer com que os estudantes vivenciassem os
procedimentos de criação, não limitando os estudos apenas à modelagem, mas
queimando e assim ampliar o conhecimento sobre a cultura da arte cerâmica.
Considerando que a queima das peças no forno é um momento preocupante no
processo, sendo preciso alerta sobre do perigo e os cuidados necessários para
manusear o fogo, sempre indispensável a supervisão de um adulto.
As queimas das peças podem despertar sensações gratificantes
ou até mesmo frustrantes, dependendo do resultado, satisfatório ou não. Como a
construção do forno é artesanal, o resultado é incerto. Portanto, o acaso deve ser visto como parte
do processo, exigindo do estudante lidar com esta situação. Independente do
resultado será considerado o aprendizado, além do aperfeiçoamento da técnica, a
capacidade de saber lidar com os próprios erros.
CRIAR
FERRAMENTAS ARTESANAIS É UMA VERDADEIRA ARTE.
A ferramenta é a extensão do corpo e das mãos e deve ser
realizada e adaptada de acordo com o resultado que se pretende alcançar.
Construir ferramentas é fundamental no trabalho artístico e possibilita a
pessoa adaptá-la de acordo com as suas necessidades.
Para ajudar e facilitar a modelagem foram confeccionadas
diversas ferramentas, estecas, desbastadores e peças realizadas com diversos
materiais de fácil acesso, como bambu, madeiras, canetas, arame, náilon, fita
isolante, tampas, clipes, pregos, cartão magnético, facas quebradas e talheres.
Para realizar as atividades de modelagem também foram utilizadas espátulas,
pano, esponja, baldes e suporte de eucatex.
PARA SABER
MAIS!
A cerâmica proporciona; o tempo de espera; o silêncio; o
encantamento das formas que nascem do rodopiar do torno ou do apertar das mãos,
do toque do pincel, a magia da queima e pôr fim a sensação de tocar a peça,
apreciando com um sorriso, a textura, a beleza, a resistência e o som
característico da cerâmica.
O projeto estimulou o despertar da imaginação, instigou a
curiosidade, incentivou a buscar e a pesquisar a partir de antigos e novos
conhecimentos em arte. Assim, concluímos todo este processo mágico de
experimentações e descobertas com o pensamento da ceramista Inês Antonini que
revela o caráter misterioso deste fazer artístico: “Meu trabalho é baseado no
silêncio e no segredo contidos no ato de dar forma ao barro, esta matéria
primeira da vida do homem. A obra cerâmica retrata uma busca para tentar
desvendar os mistérios que envolvem a própria vida”.
Gostou do conteúdo deste projeto? Para saber mais sobre o
Projeto de arte CERÂMICA - UMA EXPERIÊNCIA COM A ARTE DO FOGO, basta fotografar
a imagem com o aplicativo QR code do seu celular ou acessar diretamente o blog
rodadebicicleta1913.blogspot.com ou falar com o professor Romelho Contreiro
pelo email: romelhoarteeducador@gmail.com.
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