Projeto De onde vêm as ideias? Criatividade e Processo Criação em Arte.


De onde vêm as ideias? Criatividade e Processo de Criação em Arte.
Romelho Contreiro - Graduado em Artes Visuais – UFES - EAD
Professor de Arte - Fundamental I e II – Escola Municipal de Ensino Fundamental “Atílio Pizzol”.

Introdução
A arte tem valor incomensurável para formação educacional, cultural e intelectual dos indivíduos em geral.
 A sociedade contemporânea anseia por sujeitos críticos e criativos com grandes possibilidades de transformação, que sejam eficientes e tenham percepção ampliada do mundo; tomem atitudes criativas e que produtores e apreciadores da cultura proporcionada pela Arte, expressem com desenvoltura suas ideias e emoções.
Vive-se hoje uma autêntica crise criativa! Há uma grande necessidade de estudos sobre a importância da criatividade, por quê querem adultos criativos, inventivos e capazes de fazer coisas novas e encontrar soluções para as necessidades da sociedade.
Dentro desta perspectiva, espera-se que o ensino da Arte proporcione reflexões que direcionem os alunos a entender a importância das referências artísticas e a necessidade da criatividade.  Essa proposta tem como foco o processo de criação, compreendido em sua complexidade e a realização de desenhos e pinturas (12 telas) a partir da diversidade de ideias na produção coletiva presente em sala de aula.

Objetivos

Compreender a dinâmica do processo de criação e construção de imagem, a partir da conceituação, vivência e experimentação artística.  
Propor a compreensão do fazer artístico e da pesquisa que antecede as obras de arte, com base na diversidade de ideias presentes na produção coletiva de desenhos.
Conhecer e participar da realização dos desenhos e pinturas que desmistificam as ideias e conceitos que tinham ao observar uma obra acabada, imaginando um ato momentâneo realizado por um grande gênio e não por um processo de criação.

Desenvolvimento
Cada obra de arte traz em si a complexidade do gesto criador, por isso o estudo do processo de criação é uma ferramenta que possibilita ver o ato criativo de modo ativo, transformador, questionador e reflexível. Desta forma, entender o processo de criação de obras de arte tem o objetivo de permitir um novo olhar sobre o modo como elas chegam até nossos sentidos e são percebidas. Esse importante processo de desenvolvimento revela as marcas do criador, as angústias, os prazeres da descoberta, suas escolhas, desenvolvimento das ideias, os erros e acertos.
O que antecede uma criação artística é o conjunto de todas as informações e ideias recebidas através dos sentidos, conhecimentos, imaginações, leituras e interpretações das percepções que se tem da realidade e do mundo e que direciona o sentir, o pensar e o agir. 
A criação artística é conceitual e subjetiva e nada é por acaso ou surge do nada. A criação do artista envolve toda uma interpretação a partir da sua leitura da realidade e percepção do mundo. O processo de criação dos artistas surge a partir de suas experiências no dia a dia, acontecimentos reais ou imaginários e por meio de muito estudo e trabalho. A partir destas reflexões iniciaram-se a produção dos desenhos.
 O desenho foi ferramenta fundamental para realização das pinturas, cada aluno realizou seus registros de acordo com seu mundo imaginário. A partir destes registros iniciou-se o importante ato de observar os simples rabiscos e desenhos realizados com objetivo compreender e, estando aberto à dinâmica do acaso e demais experiências criativas de produção de imagens, esta observação tornou-se fundamental para iniciar o estudo do processo de criação e construção das imagens.
Além dos desenhos, estão presentes também anotações rápidas, estudos de cores, croquis, esboços, o suficiente para que as ideias não escapem à memória.  Outra etapa importante do processo foi à escolha de alguns desenhos e a releitura para um novo suporte, local onde a imagem foi montada como um “quebra-cabeça”. Portanto foram as associações, união dos desenhos, vestígios e registros em papéis realizados pelos alunos que permitiu o processo de criação das pinturas. “Criatividade é somente ligar as coisas.” Steve Jobs
No desenvolvimento do projeto tivemos várias outras propostas, tendo como foco o processo de criação e a criatividade em arte; pesquisa sobre artistas e movimentos artísticos presentes na história da arte, reflexões sobre o que é arte e sua finalidade, qual o papel do artista na sociedade e a importância da criatividade, estudos teóricos sobre processo de criação, crítica genética, leitura e apreciação de obras e a vivência de processos criativos nas Artes Visuais.

Metodologia
O projeto foi desenvolvido dentro da abordagem triangular que propõe três eixos de ação para efetivamente construirmos conhecimentos em Arte: contextualização histórica e conceitual (refletir e conhecer); apreciação artística (ver, fruir e ler uma obra de arte) e por fim o fazer artístico (produzir arte e cultura). Foram oportunizados momentos de estudos com informativos e textos extraídos de livros, sites, jornais, revistas, entre outros. Acesso e apreciação de obras de diversos artistas e épocas e por fim, propostas de atividades práticas de produção de desenhos baseados em três importantes aspectos: a poética, a técnica e a práxis.

Conclusão
A partir das reflexões, estudos e produção artística foi oferecida aos alunos uma nova possibilidade de abordagem para as obras de arte: observá-las a partir do seu processo de fabricação. A objetivo principal do projeto foi transmitir como se dá a organização caótica dos caminhos seguidos pelos artistas até chegar ao produto final: a obra de arte.

Desta forma é oferecida à obra uma perspectiva de processo, apontando a criatividade e o acaso como fundamental na construção das imagens. 

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