Projeto De onde vêm as ideias? Criatividade e Processo Criação em Arte.
De onde vêm as ideias? Criatividade e Processo de Criação em Arte.
Romelho Contreiro - Graduado em Artes Visuais – UFES - EAD
Professor de Arte - Fundamental I e II – Escola Municipal de Ensino
Fundamental “Atílio Pizzol”.
Introdução
A arte tem valor incomensurável para formação educacional, cultural e
intelectual dos indivíduos em geral.
A sociedade contemporânea anseia
por sujeitos críticos e criativos com grandes possibilidades de transformação,
que sejam eficientes e tenham percepção ampliada do mundo; tomem atitudes
criativas e que produtores e apreciadores da cultura proporcionada pela Arte,
expressem com desenvoltura suas ideias e emoções.
Vive-se hoje uma autêntica crise criativa! Há uma grande necessidade de
estudos sobre a importância da criatividade, por quê querem adultos criativos,
inventivos e capazes de fazer coisas novas e encontrar soluções para as
necessidades da sociedade.
Dentro desta perspectiva, espera-se que o ensino da Arte proporcione reflexões
que direcionem os alunos a entender a importância das referências artísticas e
a necessidade da criatividade. Essa
proposta tem como foco o processo de criação, compreendido em sua complexidade
e a realização de desenhos e pinturas (12 telas) a partir da diversidade de
ideias na produção coletiva presente em sala de aula.
Objetivos
Compreender a dinâmica do processo de criação e construção de imagem, a partir da conceituação, vivência e experimentação artística.
Propor a compreensão do fazer artístico e da pesquisa que antecede as
obras de arte, com base na diversidade de ideias presentes na produção coletiva
de desenhos.
Conhecer e participar da realização dos desenhos e pinturas que desmistificam
as ideias e conceitos que tinham ao observar uma obra acabada, imaginando um
ato momentâneo realizado por um grande gênio e não por um processo de criação.
Desenvolvimento
Cada obra de arte traz em si a complexidade do gesto criador, por isso o
estudo do processo de criação é uma ferramenta que possibilita ver o ato
criativo de modo ativo, transformador, questionador e reflexível. Desta forma, entender
o processo de criação de obras de arte tem o objetivo de permitir um novo olhar
sobre o modo como elas chegam até nossos sentidos e são percebidas. Esse importante
processo de desenvolvimento revela as marcas do criador, as angústias, os prazeres
da descoberta, suas escolhas, desenvolvimento das ideias, os erros e acertos.
O que antecede uma criação artística é o conjunto de todas as
informações e ideias recebidas através dos sentidos, conhecimentos,
imaginações, leituras e interpretações das percepções que se tem da realidade e
do mundo e que direciona o sentir, o pensar e o agir.
A criação artística é conceitual e subjetiva e nada é por acaso ou surge
do nada. A criação do artista envolve toda uma interpretação a partir da sua
leitura da realidade e percepção do mundo. O processo de criação dos artistas
surge a partir de suas experiências no dia a dia, acontecimentos reais ou imaginários
e por meio de muito estudo e trabalho. A partir destas reflexões iniciaram-se a
produção dos desenhos.
O
desenho foi ferramenta fundamental para realização das pinturas, cada aluno realizou
seus registros de acordo com seu mundo imaginário. A partir destes registros iniciou-se
o importante ato de observar os simples rabiscos e desenhos realizados com
objetivo compreender e, estando aberto à dinâmica do acaso e demais experiências
criativas de produção de imagens, esta observação tornou-se fundamental para iniciar
o estudo do processo de criação e construção das imagens.
Além dos desenhos, estão presentes também anotações rápidas, estudos de
cores, croquis, esboços, o suficiente para que as ideias não escapem à
memória. Outra etapa importante do
processo foi à escolha de alguns desenhos e a releitura para um novo suporte,
local onde a imagem foi montada como um “quebra-cabeça”. Portanto foram as
associações, união dos desenhos, vestígios e registros em papéis realizados pelos
alunos que permitiu o processo de criação das pinturas. “Criatividade é somente
ligar as coisas.” Steve Jobs
No desenvolvimento do projeto tivemos várias outras propostas, tendo
como foco o processo de criação e a criatividade em arte; pesquisa sobre
artistas e movimentos artísticos presentes na história da arte, reflexões sobre
o que é arte e sua finalidade, qual o papel do artista na sociedade e a
importância da criatividade, estudos teóricos sobre processo de criação, crítica
genética, leitura e apreciação de obras e a vivência de processos criativos nas
Artes Visuais.
Metodologia
O projeto
foi desenvolvido dentro da abordagem triangular que propõe três eixos de ação
para efetivamente construirmos conhecimentos em Arte: contextualização histórica
e conceitual (refletir e conhecer); apreciação artística (ver, fruir e ler uma
obra de arte) e por fim o fazer artístico (produzir arte e cultura). Foram oportunizados
momentos de estudos com informativos e textos extraídos de livros, sites, jornais,
revistas, entre outros. Acesso e apreciação de obras de diversos artistas e
épocas e por fim, propostas de atividades práticas de produção de desenhos
baseados em três importantes aspectos: a poética, a técnica e a práxis.
Conclusão
A partir das reflexões, estudos e produção artística foi oferecida aos
alunos uma nova possibilidade de abordagem para as obras de arte: observá-las a
partir do seu processo de fabricação. A objetivo principal do projeto foi
transmitir como se dá a organização caótica dos caminhos seguidos pelos
artistas até chegar ao produto final: a obra de arte.
Desta forma é oferecida à obra uma perspectiva de processo, apontando a
criatividade e o acaso como fundamental na construção das imagens.
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